Benefícios do Consumo de Castanhas

Entenda em três passos o porquê dos benefícios:

  • 1.

    As nozes e castanhas são excelentes fontes de ácidos graxos essenciais e de vitamina E.
  • 2.

    Os ácidos graxos essenciais devem estar presentes nas membranas das nossas células para o seu correto funcionamento e, a vitamina E protege os ácidos graxos essenciais dos radicais livres.
  • 3.

    Por sua vez, os radicais livres causam danos a todos os componentes do organismo, inclusive ao DNA, levando às inúmeras doenças degenerativas.

MAS AFINAL, O QUE SÃO OS ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS?

São as chamadas Gorduras Boas (Mono e Poliinsaturadas). Existem duas famílias: os Ômega-6 e os Ômega-3. As Nozes e Castanhas são excelentes fontes de Ômega-6.

Toda a atividade celular do corpo humano para um bom funcionamento, incluindo-se as células vermelhas (relacionadas à oxigenação) e brancas (relacionadas ao nosso sistema imunológico) depende da quantidade de Ácidos Graxos Essenciais presentes em suas membranas.

As Nozes e Castanhas não são apenas uma excelente fonte de Ácidos Graxos Essenciais que devemos incorporar em nossa alimentação. São também, ricas fontes de Vitamina E, minerais e outras substâncias vitais para um crescimento e alimentação saudável.

Não são ricas fontes de Vitamina E por acaso, pois a vitamina E é um poderoso antioxidante e protege os Ácidos Graxos Essenciais dos efeitos devastadores dos radicais livres. Os radicais livres causam danos a praticamente todos os componentes do organismo, chegando inclusive ao DNA e proteínas e, consequentemente, a uma série de doenças degenerativas.

Assim, como os Ácidos Graxos Essenciais que ingerimos precisam da proteção antioxidante, ambos muito presentes nas nozes, castanhas e outras sementes, tem-se no consumo equilibrado das mesmas uma Fonte Alimentar extremamente saudável!

Para finalizar, de nada adiantará a ingestão diária de boas quantidades de ácidos graxos essenciais relacionados com toda atividade celular do nosso organismo, se a ingestão de gorduras saturadas não for reduzida ou controlada, uma vez que elas competem entre si e levam até ao aumento da carência das gorduras boas.



Gorduras (por porção de 100 g)

Castanha Gordura
Saturada (g)
Gordura
Mono-insaturada (g)
Gordura
Poli-insaturada (g)
Amêndoa 4,7 34,4 14,2
Amendoim 8,2 21,1 14,3
Castanha de Caju 10,1 29,4 9,1
Castanha do Pará 16,4 25,8 23,0
Macadâmia 11,2 60,8 1,6
Noz Pecan 5,7 42,5 18,7